Devocional 001 – ANTES DE TOMAR UMA DECISÃO, ORE!

Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles (Lc 6.12,13)

Em geral, sempre deliberamos, quando precisamos tomar decisões importantes na vida. Ou seja, seguimos — ou pelo menos deveríamos seguir — o “padrão da prudência”, isto é, o critério de não agir sem refletir, de não escolher sem antes pensar. Afinal, como diz Provérbios 19.2, quem não pensa antes, peca por precipitação.

Contudo, não é preciso ser cristão para chegar a essa conclusão. Inúmeros filósofos não cristãos também concluíram que não é bom agir sem refletir e que, portanto, a “prudência” é uma virtude que deveria ser almejada por todos. Todavia, há, pelo menos, dois tipos de prudência. Uma é a prudência dos sábios segundo seus próprios pensamentos; a outra é a prudência dos sábios segundo os pensamentos de Deus. Explico. A prudência dos sábios segundo seus próprios pensamentos é resultado de um esforço de reflexão e submissão; enquanto a prudência dos sábios segundo os pensamentos de Deus é resultado de um esforço de submissão e reflexão. Nesse caso, a ordem dos fatores altera, sim, o produto! Veja, a prudência dos sábios segundo seus próprios pensamentos começa com a reflexão que visa o ato bom para, então, terminar em submissão; já a prudência dos sábios segundo Deus começa com a submissão e termina com a reflexão que visa o ato bom.

Jesus demonstrou que sua sabedoria era segundo os pensamentos de Deus, uma vez que seu primeiro movimento não foi de reflexão, mas de submissão. A oração mostrou o quanto Jesus estava comprometido primeiramente com a obediência a Deus. Cristo não confiou primeiro em suas habilidades racionais, mas, sim, em sua comunhão com Deus. Essa é a grande diferença e vantagem da prudência cristã em relação à prudência pagã. Se, por um lado, a prudência pagã, pautada apenas na racionalidade, gasta horas e horas a fio pensando numa ação que resulte de uma reflexão lógica e racional, por outro lado, a prudência cristã luta para submeter o coração a Deus desde o início. Só depois de ter um coração submisso ao senhorio de Cristo, o cristão se vê capaz de refletir sobriamente sobre a decisão certa a tomar.

Portanto, ao que parece, há apenas duas maneiras de tomar uma decisão correta na vida. Uma demandará bastante tempo de reflexão, porém, mesmo assim, o longo tempo de reflexão não poderá garantir que a decisão a ser tomada estará correta. Em contrapartida, a outra maneira de decidir também demandará muito tempo, mas será um longo tempo de oração para submeter nossa mente à mente de Cristo. Quem se submete ao senhorio de Cristo tomará sempre as melhores decisões, ainda que elas pareçam ser as piores decisões.

 

Jonas Madureira, pastor da Igreja Batista da Palavra

 

Deixe uma Resposta.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Facebook
Instagram
YouTube
Follow by Email